Velas Aromáticas
Velas com formatos personalizados
Lanternas Convencionais Aromáticas
Fotos do site: Casamento e Cia
Fotos retiradas do site Extra Globo
É certo que para testemunhar esse momento tão maravilhoso de suas vidas o grande desejo é convidar todas as pessoas que vocês conhecem, desde queridos familiares até aquele simpático personagem que ao te ver passar, diariamente, lhe deseja um bom dia.
Mas muita atenção para tal empolgação, pois a lista de convidados é um dos itens mais importantes na organização do casamento e, dependendo do formato do evento, a sua extensão pode assumir caráter totalmente diferenciado. Por isso ela deve ser feita antes de qualquer outra providência, porque sua definição influenciará em várias decisões a serem tomadas.
De maneira geral, preparar a lista de convidados é sempre uma tarefa difícil, até mesmo pela preocupação de esquecer alguém importante, em meio a tanta ansiedade. Para evitar o risco a dica é que ela seja feita com bastante antecedência,a fim de que haja tempo hábil para resolver possíveis impasses. Os noivos e seus pais podem elaborar cada qual a sua lista, individualmente e depois uni-las e acrescentar ou excluir nomes. Outra dica é separar os nomes por grupos (família, amigos do trabalho, colegas de escola, vizinhos, etc) assim será mais fácil lembrar-se de todos.
Ninguém deve ser chamado por obrigação, e apesar do casamento ser um evento de cunho familiar, vocês não tem dever algum de convidar, por exemplo, parentes com quem não tenham afinidade… se for preciso fazer concessões, apelem para o coração. Quanto ao círculo social e amigos, devem estar no topo da lista apenas aqueles com quem se mantém vínculo afetivo.
Outra questão a observar é que a importância do casamento de vocês tem dimensão similar e as vezes, até maior, para seus pais, que esperam poder dividir o momento com uma infinidade de pessoas. Por isso os especialistas em etiqueta recomendam que reservem 25% dos convites para a família da noiva, 25% para a do noivo e 50% para o casal mas isso também vai depender muito de quem está “bancando” a festa.
Um detalhe importantíssimo para não perder a conta é colocar na lista o nome do convidado e cônjuge, número de filhos solteiros e eventuais acompanhantes.
CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA (RSVP) |
Uma prática comum em eventos comerciais, o RSVP ou responda, por favor, vem se tornando tendência nas organizações de casamentos. É o suporte ideal à lista de convidados, pois fornece aos noivos uma idéia bem próxima do real, do número de pessoas que realmente comparecerão ao evento. Assim será possível calcular melhor a festa e evitar gastos desnecessários com excessos ou correrias em cima da hora.
Como informar sobre o RSVP?
Coloquem no rodapé do convite ou em cartão anexo a seguinte mensagem: “Favor confirmar presença até dia X, através do telefone Y ou pelo site www….”
Em que momento devo contratar o serviço?
Antes da confecção dos convites para que o aviso seja impresso no mesmo.
O que devo disponibilizar para a aquipe realizar esse trabalho?
Uma listagem com as seguintes informações: nome do convidado principal, quantidade de adultos e crianças por convite e um número de telefone para contato.
Outro detalhe é o celebrante, façam a seleção com muito carinho, pois será esse religioso que, em nome de Deus, abençoará o casamento de vocês, isso sem falar que uma possível afinidade pode tornar a cerimônia bem mais acolhedora e significativa. Porém, antes de reservarem a igreja é essencial que se certifiquem das normas impostas pela mesma e avaliem se concordam com todas elas, para não se aborrecerem no meio do caminho.
É primordial verificarem a sua capacidade e se comporta a lista de convidados, com conforto. Observar o tamanho do altar e se acomoda, de forma adequada, além dos pais, a quantidade desejada de padrinhos, pajens e damas.
Para casamentos com música ao vivo, checar a acústica do local e se há espaço para os profissionais de posicionarem.
Constatem, também, a iluminação do ambiente, para adequar decoração e serviços de foto e filmagem. Verifiquem se há estacionamentos próximos ou se será necessário contratar seguranças, para evitar más notícias durante a festa. De maneira geral examinem a estrutura como um todo e avaliem se ela atende as suas expectativas.
No que se refere à decoração, certifiquem-se de que os profissionais escolhidos são cadastrados na igreja e sugerimos que visitem alguns eventos organizados por eles, para constatar a qualidade dos seus serviços. Se for possível, entrem em contato com os noivos que se casarão no mesmo dia, para avaliar a possibilidade de criar uma decoração comum e dividir as despesas. Afinal, qualquer economia nessa parte será bem vinda.
A tendência atual para ornamentar casamentos aponta para arranjos simples. Por isso dê preferência a flores sem folhagens, combinando-as bem mais pelo seu tom que pela espécie. Utilize materias mais clean, como colunas de vidro, e muita luz indireta, como as luminárias altas, bastante indicadas para casamentos à noite ou em igrejas com pouca luz.
Foto do site Revista Quem
Os convidados receberam de lembrança do casamento, uma caixinha de bombons, chinelos com os apelidos gravados, e buquês individuais para as mulheres.
Foto do site O Fuxico