sexta-feira, 10 de julho de 2009

Lista de convidados

É certo que para testemunhar esse momento tão maravilhoso de suas vidas o grande desejo é convidar todas as pessoas que vocês conhecem, desde queridos familiares até aquele simpático personagem que ao te ver passar, diariamente, lhe deseja um bom dia.
Mas muita atenção para tal empolgação, pois a lista de convidados é um dos itens mais importantes na organização do casamento e, dependendo do formato do evento, a sua extensão pode assumir caráter totalmente diferenciado. Por isso ela deve ser feita antes de qualquer outra providência, porque sua definição influenciará em várias decisões a serem tomadas.

skd188192sdc

De maneira geral, preparar a lista de convidados é sempre uma tarefa difícil, até mesmo pela preocupação de esquecer alguém importante, em meio a tanta ansiedade. Para evitar o risco a dica é que ela seja feita com bastante antecedência,a fim de que haja tempo hábil para resolver possíveis impasses. Os noivos e seus pais podem elaborar cada qual a sua lista, individualmente e depois uni-las e acrescentar ou excluir nomes. Outra dica é separar os nomes por grupos (família, amigos do trabalho, colegas de escola, vizinhos, etc) assim será mais fácil lembrar-se de todos.

Ninguém deve ser chamado por obrigação, e apesar do casamento ser um evento de cunho familiar, vocês não tem dever algum de convidar, por exemplo, parentes com quem não tenham afinidade… se for preciso fazer concessões, apelem para o coração. Quanto ao círculo social e amigos, devem estar no topo da lista apenas aqueles com quem se mantém vínculo afetivo.
Outra questão a observar é que a importância do casamento de vocês tem dimensão similar e as vezes, até maior, para seus pais, que esperam poder dividir o momento com uma infinidade de pessoas. Por isso os especialistas em etiqueta recomendam que reservem 25% dos convites para a família da noiva, 25% para a do noivo e 50% para o casal mas isso também vai depender muito de quem está “bancando” a festa.

Um detalhe importantíssimo para não perder a conta é colocar na lista o nome do convidado e cônjuge, número de filhos solteiros e eventuais acompanhantes.

CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA (RSVP)

Uma prática comum em eventos comerciais, o RSVP ou responda, por favor, vem se tornando tendência nas organizações de casamentos. É o suporte ideal à lista de convidados, pois fornece aos noivos uma idéia bem próxima do real, do número de pessoas que realmente comparecerão ao evento. Assim será possível calcular melhor a festa e evitar gastos desnecessários com excessos ou correrias em cima da hora.

Como informar sobre o RSVP?
Coloquem no rodapé do convite ou em cartão anexo a seguinte mensagem: “Favor confirmar presença até dia X, através do telefone Y ou pelo site www….”

Em que momento devo contratar o serviço?
Antes da confecção dos convites para que o aviso seja impresso no mesmo.

O que devo disponibilizar para a aquipe realizar esse trabalho?
Uma listagem com as seguintes informações: nome do convidado principal, quantidade de adultos e crianças por convite e um número de telefone para contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário