quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Especial Casamento GNT: Casamento: releitura de doces retrô e miniaturas encantam convidados

Os doces caramelizados e com glacê - sucesso garantindo em outras décadas - ficaram para trás. Mas, nos casamentos, algumas coisas são eternas.

“Os bolos e doces clássicos nunca saem de moda e são uma opção certa para as noivas que não querem errar”, sugere a chef pâtissier Danielle Andrade. A doceira paulista Simone Amaral concorda e os números não mentem: 90% dos bolos que prepara são brancos. A extravagância fica por conta dos bonecos do casal no topo, em situações românticas ou divertidas.

Os docinhos usados em festas de aniversário ganham versões sofisticadas e invadiram os casamentos. Se antes o visual era com camadas de glacê e marzipã, agora a aposta é no sabor. “As balas de coco que eram presença garantida em todas as festas de aniversário ganharam uma releitura: recheios de brigadeiro, nozes, pistache e chocolate”, explica a chef pâtissier Danielle Andrade.

Já o confeiteiro Luis Eduardo Alves Costa acredita que itens que não podem faltar nos casamentos são os doces em copinhos, bem-casados, brigadeiros diferentes e trufas. Para ele, o que ficou pra trás são os “doces caramelizados, com glacê, além do chocolate com pimenta”.

Versões mini de doces adorados como Nhá Benta, bombas de chocolate, palha-italiana e mil-folhas ganham espaço nas mesas. Nesse conceito, o cupcake é a estrela do momento. Para um casamento menos formal, em ambientes mais descontraídos, podem substituir até o bolo.

Outro conselho: agrade seus convidados oferecendo produtos diferenciados, como carrinhos de sorvete, ideais para os dias quentes e casamentos diurnos. A palavra de ordem é flexibilidade e claro, educação. Se sabemos que todos adoram levar doces pra casa, porque não facilitar?

O horário de liberar a mesa é concomitante ao horário do jantar. Mas se algum apressadinho quiser pegar antes, não iniba, mas evite que a mesa fique desorganizada até o final da noite e na hora de cortar o bolo. Para garantir isso, tenha uma copeira por perto, supervisionando a mesa.

Danielle Andrade - Sweet & Cake


Simone Amaral

Cake e Col

Fotos: Danielle Andrade -Sweet & Cake, Simone Amaral e Cake e Col.

Matéria retirada do site: gnt.globo.com
29/09/2009 - 19:37

Nenhum comentário:

Postar um comentário